sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fotolegenda: Voltando às origens

Sabe aquelas fotos da Acesso que você viu em alguma gaveta, dentro de uma caixa ou guardadas no computador? Aquelas que você olha, sabe que são membros da Acesso, mas não faz a mínima ideia do que estava acontecendo naquela situação? Então, essa nova editoria foi criada com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, relembrar fatos interessantes e lembrar de algumas das várias coisas boas que fizemos pela Acesso. Para o primeiro post, nada melhor do que um depoimento da primeira Presidente! Luciana Eberle. Essa foto está inserida no meio da época do “nascimento” da Acesso! Espero que aproveitem!
“De repente, dez anos se passaram. Mas ainda me lembro, com nitidez de detalhes, da professora que eu nem conhecia direito, procurando uma barriga de aluguel para gestar a filha que ela sim fecundou. Eu ainda estava no primeiro período de faculdade quando me encantei pela idéia que ela já tentava promover a vários anos no curso.
Sem ser convidada, penetrava em reuniões intermináveis, e nada frutíferas, sobre a formulação de um estatuto, onde veteranos eliminavam a participação de alunos do primeiro período. Eu, realmente não sabia muita coisa, mas já estava completamente obstinada com a criação da empresa júnior do Curso de Comunicação Social. Os primeiros alunos a cogitar a idéia da formação da empresa se formaram (formando-se) e eu, enfim, sai do primeiro período. Sobraram: eu e a incansável Alice Arcuri. Ela, definitivamente, não só havia conseguido me vender um projeto inteligente e audacioso, como me proporcionou a possibilidade de enxergar aquilo que os olhos não mostram, mas que faz o coração vibrar. Estava apaixonada! E é através da paixão que se move e se transforma o mundo. Não havia mais volta, o projeto havia decolado!
Creio que a Professora Alice Arcuri acabou indo muito além do que imaginava, pois presenteou os membros da primeira gestão da Acesso, e conseqüentemente, os membros das futuras gestões, com valores inestimáveis como persistência e determinação. Aonde todos enxergavam um banheiro, ela via uma empresa, na qual os alunos do curso teriam a oportunidade de se tornarem profissionais e pessoas melhores. Só quem já foi ou ainda é um empresário júnior pode entender do que estou falando.  Para isso, entretanto, foi preciso procurar as rochas que formariam os pilares de uma empresa que só existia na nossa imaginação. Eu entrava e saia das salas de aula, de todos os períodos, tentando alavancar um empreendimento maravilhoso, mas ainda inconsistente e inviável para muitos. O dinheiro arrecadado com os projetos de uma empresa júnior não são revertidos em gratificações para os seus membros, mas reinvestidos na própria empresa. Era difícil competir com as bolsas e projetos remunerados oferecidos pela faculdade.
Um dia, surpreendentemente, o meu discurso emplacou e um rapaz chamado Ricardo Correia veio me procurar para saber como seria o processo de seleção para a formação da tal empresa. Não havia seleção porque, simplesmente, não existia um único aluno interessado em ingressar numa empresa fantasma. Imediatamente respondi a ele: “Parabéns, você está aprovado, você é o segundo membro da Empresa Júnior de Comunicação e vai me ajudar a construí-la”. E ele ajudou, acabou se tornando o segundo presidente da Acesso, uma empresa já com sede própria e com vários candidatos ao processo de seleção.

Luciana Eberle entre outros empresários juniores de todo o país

Essa foto foi tirada em agosto de 2000, entre os dias 3 e 7, quanto acontecia em Brasília um Encontro Nacional de Empresas Juniores. Como não tinha dinheiro para a inscrição e nem para o deslocamento até a cidade de Brasília, passei livro de ouro entre professores, pedi dinheiro a vereadores e a empresários. Naquela ocasião, o Ricardo ainda não havia aparecido na minha vida e na vida da Acesso (pessoa que entrou na guerra tal como eu, para vencê-la), então fomos eu e Giovana Antoneli (segunda moça da direita para a esquerda). Ela, como outros precursores da idéia, formou-se antes mesmo que a empresa tivesse uma diretoria e um estatuto definitivo. Já eu, diante de quase setecentos empresários juniores vestindo a camisa da mesma causa, voltei com toda a energia do mundo e dei início ao projeto que daria vida á Acesso.
As pessoas presentes na foto eram presidentes e membros de empresas juniores de várias áreas de atuação e de diferentes regiões do Brasil, além de mim, no meio da foto, que representava uma empresa ainda inexistente. Nos anos seguintes, fiquei viciada em encontros com empresários juniores, que eram sempre muito frutíferos, e acabei comparecendo à outros encontros nacionais e estaduais (de minas e de outros estados). A experiência de encontrar pessoas obstinadas com o mesmo projeto sempre foi incrível. Não havia melhor coisa que trocar idéias, amadurecer experiências e falar de uma mesma paixão “Empresa Júnior”. E, para mim, mesmo naquela época a Acesso sempre existiu.”
Essa história é muito boa! Fiquem ligados que em breve teremos mais fotos com histórias surpreendentes! 

Um comentário:

  1. Luciana você é louca e uma baita de uma nojenta, que te aguenta tem que correr, sabe para onde? Para o banheiro para vomitar , pois sua personalidade, prepotente , arrogante, falsa, intereceira, dona do seu minusculo mundo da vontade de vomitar, vai se fuder sua vaca!!!!

    ResponderExcluir